Notícias




 

 

 

Juiz marca interrogatórios de executivos da Odebrecht na Lava Jato

09/10/2015 18h52 - Atualizado em 09/10/2015 18h57

Juiz marca interrogatórios de executivos da Odebrecht na Lava Jato

Fase de interrogatórios precede as alegações finais do processo.
Audiências começam no dia 21 e terminam no dia 29 de outubro.

Fernando Castro Do G1 PR
Marcelo Odebrecht, presidente da construtora Odebrecht e réu na Operação Lava Jato, sorri durante sessão da CPI da Petrobras em Curitiba. Ele se recusou a falar sobre o processo judicial e negou a possibilidade de assinar acordo de delação premiada (Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters)Marcelo Odebrecht será ouvido pelo juiz Sérgio
Moro (Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters)
O juiz federal Sérgio Moto marcou nesta sexta-feira (9) os interrogatórios dos réus de processo que investiga irregularidades em contratos envolvendo a Odebrecht e a Petrobras. Os interrogatórios dos acusados precedem as alegações finais das partes no andamento do processo.
A Odebrecht é suspeita de participar do chamado clube das empreiteiras, que se organizavam para fraudar contratos com a Petrobras, de acordo com o Ministério Público Federal e a Polícia Federal. Segundo MPF, a Odebrecht tinha um esquema "sofisticado" de corrupção ligada à estatal, envolvendo pagamento de propina a diretores  da Petrobras por meio de contas bancárias no exterior. A empresa nega.
Atualmente, o processo está em fase de audiências em que são ouvidas testemunhas arroladas pelas defesas dos acusados. A última audiência está marcada para a manhã do dia 21 de outubro, mesma data de início dos interrogatórios, quando serão ouvidos o doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.
Veja as datas dos interrogatórios:
- Alberto Youssef – 21/10
- Paulo Roberto Costa – 21/10
- Pedro Barusco – 22/10
- Celso Araripe – 28/10
- Eduardo de Oliveira – 28/10
- Renato Duque – 28/10
- Marcio Faria – 28/10
- Rogério Araújo – 28/10
- Marcelo Odebrecht – 28/10
- Alexandrino Alencar – 29/10
- César Ramos – 29/10
- Paulo Boghossian – 29/10
Após os interrogatórios, as defesas ou a acusação podem solicitar diligências complementares, que serão analisadas pelo juiz Sergio Moro. Após essa análise, Moro deve determinar os prazos de alegações finais, que é a última fase antes da sentença.
Lavagem de dinheiro
Para o MPF, a Odebrecht montou uma sofisticada rede de lavagem de dinheiro. Com isso, a companhia pôde pagar propinas a executivos da Petrobras para fechar contratos com a estatal.
As denúncias partiram de depoimentos de ex-funcionários da Petrobras, como o ex-diretor de Abastecimento, Paulo Roberto Costa, que firmou um acordo de delação premiada com a Justiça e detalhou o funcionamento do esquema.
A Odebrecht é uma entre as várias empresas investigadas no âmbito da Operação Lava Jato, deflagrada em março de 2014 e que tem apurado desvios de dinheiro da Petrobras.
A 14ª fase da operação, deflagrada em junho deste ano, culminou na prisão de Marcelo Odebrecht e de outros executivos ligados à empresa.
Esquemas
Um dos esquemas envolvendo a Odebrecht ocorreu na construção do Centro Administrativo da Petrobras em Vitória, no Espírito Santo, segundo o MPF. Outro caso investigado envolveu a Braskem, empresa do grupo Odebrecht, em um contrato com a Petrobras para compra de nafta, que teria dado um prejuízo de R$ 6 bilhões à estatal petroleira.
Nesta transação, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa teria recebido propinas de R$ 5 milhões por ano e passado parte do dinheiro para o ex-deputado José Janene (PP), já falecido, e depois ao próprio Partido Progressista, afirmou o procurador.
Compartilhar no Google Plus

About Flávio Fortunato

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Blogger
    Comentar no Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Mural de Recados

Links

Comments

Label 6

Label 5

Label 1

Notice

Teste Menu 2

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive

Teste Menu 3

Teste Menu 4