Notícias




 

 

 

'Nenhum magistrado é Deus', diz Lewandowski sobre ação contra agente no Rio

'Nenhum magistrado é Deus', diz Lewandowski sobre ação contra agente no Rio
Comentários 346
Renan Antunes de Oliveira
Do UOL, em Florianópolis
Compartilhe2265,5 mil
Imprimir Comunicar erro
  • Roberto Stuckert Filho/PR
    Presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski, Presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski,
O ministro Ricardo Lewandowski, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), disse nesta segunda-feira (10), em Florianópolis, que "nenhum magistrado é Deus, eles são homens comuns e devem respeitar a Constituição". A declaração foi dada por ele ao comentar o caso da agente de trânsito condenada no Rio de Janeiro por ter supostamente dito a um magistrado, durante uma blitz da Lei Seca, que "juiz não é Deus".
O presidente do Supremo, no entanto, não falou sobre o mérito da ação (a condenação da agente), pois, de acordo com ele, o processo pode chegar ao STF.
O ministro disse ainda que a meta para 2015 do STF será julgar "casos escolhidos [num mecanismo diferente da chamada Súmula Vinculante] que possam resolver milhares de processos" entre os 67 milhões que estão "congestionados" no Judiciário --ele não citou quais serão os casos escolhidos.
Lewandowski disse também, citando dados da pesquisa do CNJ 2014 ( base 2013) que "temos 95,1 milhões de processos, um acréscimo de 3,3% sobre 2012,resultando numa taxa de congestionamento de 70,9%" --o que dá 67 milhões e 425 mil processos "congestionados".
O ministro afirmou que "a demora nos julgamentos se deve às instâncias existentes para recursos, mas isto está na legislação processual, é um problema das leis existentes, que datam de 50 anos".
Levandowski participou da abertura do 8º Encontro Nacional do Poder Judiciário, reunindo desembargadores e juizes de 91 tribunais brasileiros. A pauta do encontro é buscar soluções para a litigância excessiva e à quantidade de processos em tramitação no Judiciário.
Segundo o ministro "as metas que serão propostas à votação incluem as de medição permanente, como as Metas 1 e 2, 5 (de impulsionar o processo de execução) e 6 (de priorizar o julgamento das ações coletivas) e investimento na Conciliação, estabelecendo, na Meta 3, proposição de incrementar a atuação dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs).
Ampliar


Confira casos inusitados que renderam indenização33 fotos

1 / 33
A Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul condenou a rede de lojas C&A a pagar indenização de R$ 30 mil a uma ex-supervisora que foi filmada por uma câmera escondida instalada no banheiro feminino. O equipamento foi colocado no local por um gerente e um supervisor da loja, que espiavam a troca de roupa das funcionárias Leia mais Rivaldo Gomes/Folhapress



http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2014/11/10/nenhum-magistrado-e-deus-diz-lewandowski-sobre-acao-contra-agente-no-rio.htm

Compartilhar no Google Plus

About Flávio Fortunato

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Blogger
    Comentar no Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Mural de Recados

Links

Comments

Label 6

Label 5

Label 1

Notice

Teste Menu 2

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive

Teste Menu 3

Teste Menu 4